José Paulo Strano
José Paulo Strano tem a arte musiva bizantina como sua principal expressão artística. Entre suas obras, encontram-se painéis de arte sacra, de grande beleza, inspirados e produzidos em técnicas sofisticadas dos incríveis e exclusivos mosaicos bizantinos e romanos.
Em 1998, especializou-se na Escola da Cooperativa Mosaicista de Ravenna, na Itália, o que lhe atribuiu conhecimentos e aprimoramentos para liderar o restauro dos mosaicos no palacete dos Campos Elísios e o mural na igreja São Kim Degun, no Bom Retiro, com parceria do Projeto Âncora.
Conquistou admiração de especialistas e da comunidade pela sua fidelidade à obra original.
Ao dominar as técnicas acadêmicas do mosaico bizantino e romano, esteve à frente de projetos artísticos de maiores complexidades.
As obras de Strano refletem sua história pessoal, quando menino apreciava as artes sacras de vitrais salvatorianos enquanto ouvia os cantos gregorianos de seminaristas.
Em sua vida adulta, dedicou-se anos ao paisagismo e ao reflorestamento,
inspirado por Burle Marx.
Suas expressões artísticas e exposições levaram-no a ministrar o curso de arte musiva no Memorial da América Latina, em São Paulo.
"Strano é um profissional que demonstra profundo conhecimento de arte,
experiente, criativo e competente. Um artista completo que eu admiro."
Marcelo Bioni, mestre na arte de marchetaria
Artista plástico do coração e das mãos que despedaçam pedras. Inspira-se no lavoro e nas conquistas do homem, são estas as representações que podemos encontrar em seu acervo.
A natureza e seus elementos traduzem sua linguagem artística e criam imagens perpetuando, sem limites, o campo da arte brasileira em diferentes técnicas aplicadas aos mosaicos tradicionais.
Definitivamente, este será o seu maior legado.